Sala de Imprensa Sala de imprensa

Nakata orienta como verificar folgas em pivôs e terminais

27/12/2016

Nakata orienta como verificar folgas em pivôs e terminais

A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição, orienta como averiguar folgas em pivôs e terminais já que a quebra pode ocasionar sérios acidentes devido á perda de controle direcional do veículo. Para saber, alguns veículos permitem avaliar a folga quando estão suspensos. “Nesses casos, segurando firme a roda e aplicando movimentos axiais e radiais fortes e rápidos, é possível avaliar o estado dos pivôs e terminais de direção, além da existência de folgas nos rolamentos de rodas”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata que destaca várias dicas. 
 
Substituição dos pivôs
 
Nunca dê pancadas com marretas ou utilize maçaricos para remover pivôs. Essa prática deforma os furos cônicos e as bordas da contra peça, podendo resultar em quebra do pino do pivô com o veículo em movimento. Utilize um sacador apropriado para cada aplicação. 
 
Procedimentos de instalação 
 
Observe se o furo da contra peça está em perfeitas condições. Não pode estar alargado, deformado ou ovalizado. Nessas condições substitua também a contra – peça, limpe o furo da contra–peça removendo indícios de areia ou terra, remova o óleo de proteção da peça nova para evitar deslizamento rotacional do pino e possível soltura. 
 
Pivôs de embutir
 
Nos pivôs de embutir, utilize dispositivos de apoio nas bandejas para não danificar as peças no momento de prensar, não bata com martelo para não danificá-los e não utilize nenhum tipo de lubrificante para facilitar a montagem.  Atente para não danificar a coifa de proteção durante a montagem.  Certifique-se da posição correta do pivô. Essas peças possuem estrias que permitem somente a primeira prensagem. Na segunda tentativa a peça ficará folgada e sem condições de uso. Nunca aplique carga com a prensa na região da tampa do pivô e no pino esférico, a carga deve ser aplicada na aba da carcaça forjada. 
 
Pivôs rebitados na bandeja
 
Remova os rebites furando-os no centro com uma broca de 5 mm, utilize uma talhadeira afiada para cortá-los. Na instalação utilize parafusos de aço fixando-os de cima para baixo. Se o alojamento do pivô na bandeja apresentar folga substitua também a bandeja. 
 
Pivôs com chaveta
 
Sua característica construtiva apresenta forma oblonga o que determina o sentido pendular de trabalho do pino. Siga nossas orientações antes de proceder a instalação nos seguintes veículos: 
 
Sobre a Nakata:
Sobre a Nakata Automotiva:
A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição com linhas de componentes para suspensão, transmissão, direção, freios e motor, detém a marca Nakata, com mais de 60 anos de atuação no mercado brasileiro. As operações da empresa englobam fábrica, em Diadema-SP, sede administrativa, em Osasco-SP, e centro de distribuição, em Extrema-MG.  
A Nakata Automotiva dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.nakata.com.br.  
 

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável - Majô Gonçalves – MTB 24.475
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008