Sala de Imprensa Sala de imprensa

Estalos podem indicar que a vida útil da junta homocinética chegou ao fim

30/08/2018

Estalos podem indicar que a vida útil da junta homocinética chegou ao fim

Responsável por transmitir de forma constante a força (torque) do motor e movimento às rodas, a junta homocinética merece especial atenção no que se refere à manutenção. “É fundamental o motorista ficar atento aos sinais que podem indicar algum problema com a junta homocinética, pois caso ela quebre, o veículo ficará sem tração, sendo impossível movimentá-lo pela força do motor”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.  Ele também acrescenta: “Estalos ao esterçar as rodas enquanto acelera podem apontar desgaste na pista de trabalho das esferas da junta homocinética do lado da roda, ou seja, da junta fixa”. Já do lado do câmbio, há a junta homocinética deslizante, que pode apresentar ruído em linha reta, ao acelerar e desacelerar o veículo. “É um tranco ocasionado por folga excessiva”, comenta.

Silva explica que um dos principais motivos do surgimento de estalos é provocado pela ruptura da coifa, que possibilita a entrada de sujeiras, como terra e areia, resíduos abrasivos que contaminam a graxa e geram desgaste excessivo sobre a pista de trabalho das juntas.
 
Para assegurar a durabilidade da peça, o gerente aconselha evitar alguns hábitos, como trancos em arrancadas, trafegar com excesso de carga e veículo desalinhado e excesso de torque na porca de fixação ao cubo.
 
É recomendável, ao fazer a revisão no sistema de suspensão, verificar as condições das juntas homocinéticas em oficina de confiança, bem como ficar também atento a ruídos com o veículo esterçado e em movimento, pois pode indicar que chegou o momento da reparação.
 
Sobre a Nakata Automotiva:
A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 60 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas. Possui fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e dois centros de distribuição em Extrema-MG e Santo André –SP e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.
 
 
Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria