Sala de Imprensa Sala de imprensa

Manter em boas condições a coifa protetora evita a quebra ou desgaste prematuro da junta homocinética

22/10/2018

Manter em boas condições a coifa protetora evita a quebra ou desgaste prematuro da junta homocinética

As coifas protetoras servem para proteger a junta homocinética de contaminação de abrasivos ou água e reter a graxa dentro da mesma mantendo a lubrificação adequada de peça. Elementos cortantes, como linhas de pipas com cerol, batidas de pedra, produtos químicos podem danificar as coifas e expor a junta homocinética ao contato com abrasivos, perda da graxa e levar a quebra ou desgaste prematuro. Por isso, segundo Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, ao perceber rasgo ou furo nas coifas durante revisão em oficina de confiança, o ideal é fazer a troca imediata da coifa, caso contrário a junta será afetada. O sinal de desgaste mais característico é o estalo nas rodas ao esterçar. Mas quando a peça quebra, o carro não sai do lugar.

Parte do sistema de transmissão, a junta homocinética tem a função de transmitir o torque (força do motor) às rodas de forma constante, sem variações. Para isso, possui um eixo ligado por duas juntas, uma fixa e outra deslizante que permite movimento telescópico e angular com a mesma velocidade.

Compostas por junta, coifa protetora, abraçadeiras metálicas e graxa, as juntas homocinéticas acompanham os movimentos da direção durante a curva (movimento angular) também se alongam (movimento telescópico) ao enfrentar desníveis do terreno. Existem dois modelos de juntas homocinéticas: fixas ligadas ao cubo de roda e deslizantes que costumam estar juntas à transmissão do veículo. 

A Nakata possui amplo portfólio de juntas homocinéticas e kits de juntas homocinéticas fabricados com materiais que garantem resistência e durabilidade. 

Sobre a Nakata Automotiva:
A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há 65 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços. 
Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas. Possui fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e dois centros de distribuição em Extrema-MG e Santo André –SP e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania. 
 

 Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável - Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
 
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria