Sala de Imprensa Sala de imprensa

Saiba como fazer a equalização dos amortecedores antes de efetuar a instalação

17/05/2018

Saiba como fazer a equalização dos amortecedores antes de efetuar a instalação

Ao trocar os amortecedores, é necessário ter atenção a alguns detalhes. “Antes da instalação é preciso fazer a equalização ou escorvamento do amortecedor, ou seja, retirar o ar que se encontra no tubo interno da peça”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. O procedimento é simples. Basta colocar o amortecedor na posição de instalação, com a haste para cima. Em seguida, é só puxar a haste para fora e empurrar de volta para dentro e repetir esse procedimento cerca de 5 vezes. “A haste deve deslizar  sem vazios”, comenta. Segundo Silva, o processo é aplicado porque o amortecedor fica guardado na posição deitada, o que faz com que o óleo vá para o tubo interno, abrindo espaço para o ar na parte superior. Por isso, não é permitido, após a equalização, colocar os amortecedores na posição horizontal no chão antes da instalação.
 
Ele atenta para outros cuidados. “Nunca segure a haste do amortecedor na hora da instalação com alicate ou outra ferramenta semelhante, pois vai comprometer a  vedação da peça”, alerta.
 
É recomendável também verificar a posição de montagem e o estado de todos os componentes da suspensão. Se for necessário efetuar troca de peças, é importante utilizar itens com qualidade e de marcas tradicionais do mercado.
 
“Após o aperto final com o veículo no solo, é preciso efetuar revisão completa da fixação de todo o sistema de suspensão e alinhar o conjunto”, finaliza.
 
Sobre a Nakata Automotiva:
A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há 65 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
 
Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas. Possui fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e dois centros de distribuição em Extrema-MG e Santo André –SP e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.
  
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria