}
15/09/2021

Instalação do pivô de suspensão exige avaliação da bandeja

Instalação do pivô de suspensão exige avaliação da bandeja
Alojamento da bandeja ovalizado, deformado ou alargado podem comprometer a montagem do pivô.

Conhecido também como pino esférico ou articulação, o pivô de suspensão, responsável por conectar  o chassi do carro a componentes como o telescópio e manga de eixos, merece alguns cuidados na hora da manutenção. Ao substituir o pivô de suspensão é fundamental analisar o estado da bandeja, especialmente, no alojamento. “O alojamento não pode estar ovalizado, deformado ou alargado, pois estes defeitos comprometerão a montagem do pivô, podendo ocasionar barulho e até soltura da peça”, alerta Thaynan Bocchi, assistência técnica Nakata. Assim, se a bandeja não tiver em boas condições e preparada para receber a instalação do pivô novo será preciso substituir todo o conjunto.

Na hora da instalação, será necessário prensa hidráulica e diversos dispositivos para evitar não só a prensagem desalinhada, mas também que a carga seja aplicada na tampa do pivô, o corretor é aplicar a carga   na aba da carcaça forjada. “Jamais use martelo, pois poderá danificar a tampa e o pivô”, adverte.

Lembra também que é possível rasgar a coifa no início da montagem devido a interferência com o  alojamento na hora da prensagem. “alguns casos mais críticos a Nakata comercializa o pivô com a coifa desmontada, permitindo fazer a instalação sem danificá-la”, comenta. Assim, é possível prensar o pivô na bandeja tranquilamente, fixar o anel elástico no alojamento de modo que a peça fique travada. Em seguida, fazer a montagem  da coifa e anéis sem complicações. “A durabilidade do pivô depende especialmente do estado da coifa”, afirma.

Recomenda ainda ter atenção para que o ambiente esteja limpo para que a graxa não seja contaminada.

 Para acessar esta e outras dicas, basta acessar https://www.youtube.com/watch?v=6snE15ZdX4s.

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

 

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria