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Como efetuar o correto diagnóstico da suspensão

Para um diagnóstico preciso do sistema de suspensão, é preciso adotar alguns cuidados.

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Como efetuar o correto diagnóstico da suspensão

Para um diagnóstico preciso do sistema de suspensão, é preciso adotar alguns cuidados. Em primeiro lugar é importante ouvir atentamente o relato dos problemas apontados pelo cliente, e em seguida efetuar o teste de rodagem, onde o motorista poderá mostrar na prática em que situações nota os sintomas no veículo.
 
 Muitas vezes os clientes se queixam de barulhos na suspensão do veículo, mas esse sintoma pode ter diferentes causas, o teste de rodagem ajudará na identificação do problema de forma mais assertiva.
 
 A quilometragem do veículo também dará indicativos das condições do sistema de suspensão. Veículos com mais de 70 mil km apresentarão mais desgastes nas peças do que quando com 20 mil km, pois as peças trabalham em conjunto e um componente desgastado acabará sobrecarregando os demais.
 
 Tendo levantado as informações acima, agora será o momento de checar o veículo no elevador, avaliando todos os componentes da suspensão:
 

  • amortecedores
  • batentes
  • coifas ou guardas pó
  • molas
  • coxim superior
  • bandeja
  • buchas de bandeja 
  • pivôs

 

Procure por folgas nas peças e avalie se há desgaste irregular nos pneus.
Ao trocar um amortecedor desgastado, o ideal é trocar o par evitando o desequilíbrio do veículo, pois o lado novo tende a ter mais carga que o usado.
 

Itens como os batentes ressecam com o tempo e podem provocar danos na peça nova, por isso, precisam ser trocados junto com os amortecedores.
 
Por fim, ao trocar peças da suspensão deve-se realizar o alinhamento. Não esquecer de colar a etiqueta que vem na embalagem dos produtos no certificado de garantia e pedir ao cliente que guarde esse documento.