Dica Técnica

Voltar
Montagem e regulagem do eixo diferencial
Suspensão e Direção

Montagem e regulagem do eixo diferencial

Desenvolvido com a função de direcionar e transmitir uniformemente a potência do motor para os semieixos de cada roda, permitindo que elas girem a velocidades diferentes, o diferencial requer alguns cuidados dos reparadores no momento da montagem. Embora a execução da manutenção do diferencial pareça simples, os reparos  necessitam de elevado conhecimento técnico, ferramental adequados, informações técnicas como folgas e torques. Composto por várias peças, entre elas, caixa e  engrenagens de satélite e planetárias, coroa e pinhão, rolamentos e  semieixos, o eixo diferencial precisa trabalhar com regulagem precisa. Para alcançar o máximo desempenho é fundamental dedicar especial atenção à regulagem, pois a manutenção inadequada pode ocasionar ruídos e desgaste prematuro.
 
Para a montagem e regulagem do diferencial são essenciais ferramentas apropriadas, entre elas, paquímetro digital, relógio comparador com base magnética, medidor de profundidade do pinhão e rolamento padrão de ajuste da caixa do diferencial.
 
Danos no conjunto do eixo diferencial podem ser causados por diversos fatores, entre eles, má aplicação do veículo e má condução do motorista, uso de óleo lubrificante impróprio e regulagens incorretas do conjunto.